A Banda
A banda Macacos da Manchúria foi formada em Fevereiro de 2021 pelos irmãos Henrique Paloschi e Alexandre Paloschi.
Desde muito tempo, entre um churrasco e outro, ambos se cobravam da ideia de criar um projeto musical. Em 2020, com a saída de Alexandre da banda Lockfist 669, as conversas se tornaram mais constantes e já com um direcionamento definido, fazer Death/Doom Metal na linha de bandas clássicas como Obituary e Bolt Thrower, mas, cantado em Português. Alexandre, aproveitando a oportunidade aberta pelo trabalho em home office (culpa do bichinho!), resolveu botar a mão na massa e aprender a tocar guitarra (cansado de compor músicas por mímica).
Após alguns meses de esforço (aprendendo a tocar guitarra e a utilizar os softwares de composição e gravação) a banda lançou de forma independente, em Abril de 2021, o primeiro trabalho, o EP Toras. A recepção às composições foi muito boa, apesar da baixa qualidade sonora do EP (culpa do Alexandre).
Com a divulgação de Toras feita, a banda inicia o processo de composição e gravação do segundo trabalho, o single Sangue e Poeira. Com os problemas de produção resolvidos, a banda apostou numa sonoridade um pouco mais voltada para o Doom. Novamente, ótima recepção para a composição, o que levou a banda a arregaçar as mangas e partir com vontade para a montagem do primeiro full-length.
Em Janeiro de 2022, a banda lança seu primeiro álbum, intitulado Bessa (referência ao livro Abril Despedaçado, de Ismail Kadaré). São oito composições, em pouco menos de quarenta minutos de música. Mais rápido, de uma maneira geral, que os singles lançados, ainda assim o álbum prima pelo peso das músicas ao invés de velocidade pura. Uma bela tijolada na cara.